Blog (PAP)

Este Blog (PAP) tem o intuito de incentivar as pessoas a usar energias renováveis e a reciclagem, para assim melhorar a qualidade de vida, tendo um planeta menos poluido e com mais ar puro para no futuro, os nossos filhos e netos puderem usufruir também de uma melhor qualidade de vida.

Escolhi abordar este tema, pelo facto do aquecimento global estar a destruir o nosso planeta, apesar de não nos apercebermos, todos os dias estamos mais perto do colapso total.

Como consequência todas as espécies vivas sejam vegetais ou animais, sofrem com esta degradação gradual.

Está nas nossas mãos mudar o mundo. Vamos inovar hoje?

quarta-feira, 10 de março de 2010

Reciclagem

O Que é reciclagem?

Reciclagem é um conjunto de técnicas que têm por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de actividades, pela qual materiais que se tornariam lixos, ou estão no lixo, são desviados, colectados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufactura de novos produtos.

O vocábulo (reciclagem) surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.
Lixo
Um dos maiores problemas do mundo moderno é o lixo. Diariamente milhares de toneladas são recolhidas de residências, hospitais, escritórios e empresas em geral. A quantidade de lixo produzida tende a aumentar e outro problema é onde colocá-lo. Essa dificuldade é maior quando associada aos custos para se criar aterros sanitários.
 Em contra posição a essas práticas, ecologicamente incorrectas, vem-se estimulando o uso de métodos alternativos de tratamento como a compostagem e a reciclagem ou, dependo do caso, incineração.

A incineração (queima do lixo) é a alternativa menos aceitável. Provoca graves problemas de poluição atmosférica e exige investimentos de grande porte para a construção de incineradoras. A compostagem é uma maneira fácil e barata de tratar o lixo orgânico (detritos de cozinha, restos de poda e fragmentos de árvores). A reciclagem é vista pelos governos e defensores da causa ambiental como solução para o lixo inorgânico (plásticos, vidros, metais e papéis).

Com a reciclagem é possível reduzir o consumo de matérias-primas, o volume de lixo e a poluição. A reciclagem é a forma mais racional de eliminação de resíduos, pois o material usado volta para o ciclo de produção (nas indústrias ou na terra), o que soluciona o problema de superlotação nos aterros sanitários.

Por que Reciclar?
Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. Sendo os principais factores de incentivo à reciclagem de papel, além dos económicos, são: a preservação de recursos naturais (matéria-prima, energia e água), a minimização da poluição e a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros. Dentre estes, certamente o último é o que tem tido maior peso nos países que adoptam medidas legislativas em prol da reciclagem.

Clique fonte para ir ao site.


O que são os Ecopontos?
Os ecopontos são conjuntos de contentores para recolha selectiva de papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas. Estão localizados em pontos estratégicos como escolas, parques, piscinas, complexos desportivos, mercados e feiras.

Os ecopontos são estruturas essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diversos materiais, principalmente os de pequena dimensão, que serão recuperados, reciclados ou valorizados através de novas tecnologias.

Os ecopontos podem-se encontrar sobre a forma de contentores individualizados ou, então, sob a forma de um único contentor com funções múltiplas, encontrando-se normalmente bem sinalizados.

O que não deve ser depositado nos ecopontos?
Ecoponto Azul: Papel e Cartão-papéis e cartões contaminados com outro tipo de materiais, como guardanapos e autocolantes;

Ecopomto Verde: Vidro-espelhos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tampas de garrafa, acrílicos;

Ecoponto Amarelo: Plástico-embalagens contaminadas com outros materiais, borrachas, couro, seringam, carpetes.

Clique fonte para ir ao site.

Sem comentários:

Enviar um comentário