Blog (PAP)

Este Blog (PAP) tem o intuito de incentivar as pessoas a usar energias renováveis e a reciclagem, para assim melhorar a qualidade de vida, tendo um planeta menos poluido e com mais ar puro para no futuro, os nossos filhos e netos puderem usufruir também de uma melhor qualidade de vida.

Escolhi abordar este tema, pelo facto do aquecimento global estar a destruir o nosso planeta, apesar de não nos apercebermos, todos os dias estamos mais perto do colapso total.

Como consequência todas as espécies vivas sejam vegetais ou animais, sofrem com esta degradação gradual.

Está nas nossas mãos mudar o mundo. Vamos inovar hoje?

terça-feira, 9 de março de 2010

Pilhas

Clique fonte para ir ao site.

COMO REDUZIR E REUTILIZAR?
Presentemente, ainda não existem em Portugal as infra-estruturas necessárias para promover a nível nacional, a reciclagem de pilhas. Existem porém algumas pilhas ditas verdes ou ecológicas que contêm menos mercúrio. Mesmo assim, nenhuma pilha deve ser deitada no “lixo”.

A este propósito, convém seguir algumas sugestões que poderão evitar riscos e minimizar os efeitos nocivos que s pilhas têm para o meio ambiente:
-Não deitar pilha alguma no lixo, nem abandoná-la “por aí”;
-Manter as pilhas fora do alcance de crianças;
-Depositar as pilhas nos contentores próprios que algumas Câmaras possuem junto dos vidrões. No entanto, procurar saber qual o destino final que as pilhas têm;
-Caso não haja contentores por perto, acondicionar as pilhas usadas em caixas de cartão com um saco de plástico no seu interior para evitar derrames, ou em garrafas de plástico. Embora em Portugal não exista um sistema eficaz de recolha de pilhas, é preferível saber que elas estão bem acondicionadas do que serem depositadas ou abandonadas sem qualquer precaução;
-Sempre que possível, optar por pilhas recarregáveis. Embora inicialmente seja necessário fazer um investimento maior e apesar de as pilhas recarregáveis se descarregarem mais rapidamente que as alcalinas a maioria destas podem ser usadas centenas de vezes.

COMO RECICLAR?
- Pensa-se que através da publicação, de legislação nacional regulamentadora desta temática, se lançarão as bases necessárias para um correcta gestão das pilhas.
- A recolha selectiva das pilhas usada tem vindo a ser adoptada em vários países europeus. Segundo o Relatório “Europile” de Maio de 1992, há pelo menos seis países que procedem à recolha de todos os tipos de pilhas (Áustria, Suécia, Suíça, Dinamarca, Holanda e Itália). A Alemanha recolhe as pilhas especiais, as de óxido de mercúrio e as de níquel-cádmio. A Espanha e a Bélgica têm esquemas de recolha para as pilhas de óxido de mercúrio. A Noruega recolhe quer as de óxido de mercúrio, quer as de níquel-cádmio. Há todavia outros países não têm sistemas generalizados de recolha: Irlanda, Grécia, Luxemburgo, Inglaterra e Portugal.

Clique fonte para ir ao site.

Clique fonte para ir ao site.

Sem comentários:

Enviar um comentário