Blog (PAP)

Este Blog (PAP) tem o intuito de incentivar as pessoas a usar energias renováveis e a reciclagem, para assim melhorar a qualidade de vida, tendo um planeta menos poluido e com mais ar puro para no futuro, os nossos filhos e netos puderem usufruir também de uma melhor qualidade de vida.

Escolhi abordar este tema, pelo facto do aquecimento global estar a destruir o nosso planeta, apesar de não nos apercebermos, todos os dias estamos mais perto do colapso total.

Como consequência todas as espécies vivas sejam vegetais ou animais, sofrem com esta degradação gradual.

Está nas nossas mãos mudar o mundo. Vamos inovar hoje?

terça-feira, 9 de março de 2010

Latas

Clique fonte para ir ao site.


COMO REDUZIR?
As embalagens metálicas são quase sempre embalagens sem retorno, isto é, não reutilizáveis. No entanto, isso não impede que haja um redução dos resíduos resultantes das latas usadas. De facto, ao longo dos últimos anos, os processos de fabrico têm evoluído no sentido de fabricar embalagens com menos matéria-prima, o que se traduz em menores espessuras e pesos. O consumidor dá conta disso ao verificar que as embalagens metálicas se tornam cada vez mais flexíveis.

COMO REUTILIZAR?
Pelas razões já indicadas, as latas não são reutilizáveis. No entanto, para algumas embalagens metálicas de grande capacidade, como é o caso dos “bidões”, a reutilização é frequentemente adoptada pelos seus utilizadores.
COMO RECICLAR?
Regra geral, todos os materiais metálicos usados podem ser recuperados e novamente fundidos. É bem conhecida a reciclagem da sucata de ferro, que se processa nas siderurgias. As embalagens metálicas seguem o mesmo procedimento, podendo ser recicladas nas siderurgias ou nas fundições de alumínio. A reciclagem dos metais a partir de objectos usados contribuí fortemente para a poupança de recursos naturais (minérios) e permite grande redução de gastos energéticos.

No caso das embalagens de alumínio, designadamente as latas de líquidos alimentares, há tecnologias que permitem fazer embalagens novas utilizando unicamente embalagens usadas. Em termos de produção, o alumínio obtido a partir de embalagens consome unicamente 5% da energia necessária para produzir a partir de matérias-primas minerais. Daí a importância da recolha das embalagens para reciclagem.

No nosso País, essa recolha está ainda pouco desenvolvida, apesar dos louváveis esforços de algumas Câmaras, que já colocaram contentores para esse fim na via pública. Importa expandir e diversificar os sistemas de recolha, informar e motivar os cidadãos a participar, bem como implementar unidades de reciclagem de acordo com as quantidades de metais a reciclar.


Clique fonte para ir ao site.

Sem comentários:

Enviar um comentário